terça-feira, 16 de junho de 2009
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EAD
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) estará promovendo a partir de agosto de 2009 o curso de Educação Ambiental (EA), em nível de Aperfeiçoamento (180h) na modalidade à distância a ser realizado nos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em algumas cidades de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí. O curso de EA constitui-se em um curso à distância, com 02 encontros presenciais, totalizando 180 horas de formação, estando prevista a sua conclusão em dezembro de 2009. As atividades serão mediadas por Professores-formadores, auxiliados por tutores presenciais e à distância. Serão ao todo 490 vagas distribuídas entre os pólos, conforme discriminado a seguir:
Recife (PE) – 60 vagas
Jaboatão dos Guararapes (PE) – 40 vagas
Limoeiro (PE) – 60 vagas
Trindade (PE) – 60 vagas
Carpina (PE) – 60 vagas
Olinda (PE) – 60 vagas
Itabaiana (PB) – 50 vagas
Caucaia (CE) - 40 vagas
São João do Piauí (PI) - 60 vagas
Trata-se de um projeto pioneiro em que o MEC – Ministério da Educação e Cultura – através da Secad – Secretaria de Educação Continuada – em parceria com a Seed – Secretaria de Educação a Distância – e a Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – instituiu a Rede de Educação para a Diversidade com ações a serem implementadas por instituições de educação superior, públicas e confessionais de todo o país.
Até o momento o MEC nunca havia reunido tantas Instituições de Nível Superior para elaborar um curso focado na atuação do professor em sala de aula. Este curso é uma continuidade do processo coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o MEC iniciado através da I Conferência Nacional Infanto Juvenil para o Meio Ambiente, realizada em 2003 em diversos pontos do país.
O Curso trata dos mesmos temas abordados na III Conferência Infanto Juvenil: Água, Terra, Fogo e Ar.
Este curso de EA é um curso de formação continuada com o propósito de oferecer preferencialmente aos educadores e às educadoras da rede pública do segundo ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e, alternativamente, a outros profissionais de educação ou pessoas interessadas, uma formação continuada em Educação Ambiental, tornando-os capazes de compreender os temas da educação ambiental e introduzi-los transversalmente na prática pedagógica da escola. A proposta deste curso está pautada nos seguintes objetivos:
Proporcionar a inclusão digital a professores;
Envolver movimentos de juventude;
Adensar conteúdos de Educação Ambiental;
Capacitar os professores da rede pública de ensino, para que tenham a formação de atuar na área de Educação Ambiental em sala de aula.
Estimular as escolas para participarem das estratégias estruturantes da Coordenação Geral de Educação Ambiental
Este curso faz parte da programação a nível nacional de capacitação de pessoas ligadas à educação pela Rede de Educação para a Diversidade gerenciada pelo Ministério da Educação. Por meio deste projeto, o MEC pretende formar 12 mil pessoas em 2009 sendo 10.800 professores da rede pública de ensino em cerca de 3.600 escolas e 1.200 pessoas do público interessado, com foco em movimentos de juventude.
O curso na UFRPE tem como coordenadora a Professora Dra. Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira. (UFRPE) com o suporte da UAB da UFRPE coordenada pela Professora Dra. Marizete Santos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário