terça-feira, 30 de junho de 2009

AMBIENTE ATUAB: LEIS E DIRETRIZES


INSTITUIÇÃO UAB
As instituições que participam da UAB são reconhecidas pelo MEC e ofertam cursos a distância que atendem exclusivamente ao programa UAB. Estas instituições são caracterizadas por universidades (federais, estaduais ou municipais) e Institutos de Educação Tecnológica - os IFETs.
É responsabilidades destas instituições requererem as autorizações de funcionamento dos cursos a distância e reconhecimento destas autorizações. Mas é responsabilidade do MEC/CAPES/UAB a seleção dos cursos que farão parte do programa UAB.
Esta seleção está associada ao que se chama de articulação, que é o curso a ser ofertado em um determinado pólo. A área de atuação de instituição está, normalmente, associado ao seu estado (UF), ou estados próximos
Pesquise as instituições que fazem parte do programa UAB LogoUAB
Sistema para busca de instituições de nível superior Logo Inep

segunda-feira, 22 de junho de 2009

NOTÍCIAS



Convite para o II Encontro Regional de Coordenadores da Região Nordeste do Sistema Universidade Aberta do Brasil

Prezados (a) Coordenadores (as),
A Diretoria de Educação a Distância da CAPES, Coordenadoria Nacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil convida os (as) Coordenadores (as) de pólos da Região Nordeste e Coordenadores (as) e os (as) Coordenadores (as) Adjuntos das IES que ofertam cursos em pólos dessa Região para o II Encontro Regional de Coordenadores da Região Nordeste que ocorrerá em São Luis - MA nos dias 25 e 26 de junho de 2009.
Dentre os principais objetivos deste encontro, tem destaque a discussão sobre o panorama atual da UAB, a atual situação dos pólos e dos cursos da Região Nordeste, além de permitir a troca de experiências entre as equipes. Proximamente, será divulgada a agenda detalhada deste II Encontro Regional.

terça-feira, 16 de junho de 2009


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
VESTIBULAR 2009.2
Processo seletivo IFCE – 2009.2 na modalidade de Ensino a Distância- EaD

PRORROGADAS AS INCRIÇÕES
Período de Inscrição: 01/06 a 20/06/2009 (exclusivamente via internet)
Taxa de Inscrição: R$ 40,00
Imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento em qualquer agência bancária do Banco do Brasil ou casas lotéricas.
As atividades para o Vestibular 2009.2 obedecerão ao seguinte calendário:
28 e 29/05/2009 Solicitação de isenção da taxa de inscrição
04/06/2009 Divulgação dos contemplados com isenção da taxa de inscrição
01 a 12/06/2009 Inscrição de candidatos via internet, através do site www.ifce.edu.br/ccc.
25 a 28/06/2009 Impressão do comprovante de inscrição constando os locais de provas (no site; www.ifce.edu.br/ccc)
28/06/2009 Prova de Conhecimentos Gerais e de Redação
25/07/2009 Resultado Final (www.ifce.edu.br/ccc)
27 e 28/07/2009 Matrícula dos Aprovados
31/07/2009 Chamada dos Classificáveis (1º momento)
03/08/2009 Chamada dos Classificáveis (2º momento)

Observe no quadro abaixo: os pólos e endereços, cursos oferecidos e número de vagas.

pólos endereços cursos vagas
Jurema
EEIEF Rubens Vaz da Costa Av. Novo Horizonte, S/n Conjunto Marechal Rondon-jurema
Fone: (85) 3259 3506 8608 8557 Tecnologia em Hotelaria 30
Praia
EEIEF Maria Dolores M.Almeida Rua da Consolação nº465 – Novo Pabussu
Fone: (85) 30862091 Tecnologia em Hotelaria 30

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EAD


Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) estará promovendo a partir de agosto de 2009 o curso de Educação Ambiental (EA), em nível de Aperfeiçoamento (180h) na modalidade à distância a ser realizado nos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em algumas cidades de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí. O curso de EA constitui-se em um curso à distância, com 02 encontros presenciais, totalizando 180 horas de formação, estando prevista a sua conclusão em dezembro de 2009. As atividades serão mediadas por Professores-formadores, auxiliados por tutores presenciais e à distância. Serão ao todo 490 vagas distribuídas entre os pólos, conforme discriminado a seguir:

Recife (PE) – 60 vagas
Jaboatão dos Guararapes (PE) – 40 vagas
Limoeiro (PE) – 60 vagas
Trindade (PE) – 60 vagas
Carpina (PE) – 60 vagas
Olinda (PE) – 60 vagas
Itabaiana (PB) – 50 vagas
Caucaia (CE) - 40 vagas
São João do Piauí (PI) - 60 vagas


Trata-se de um projeto pioneiro em que o MEC – Ministério da Educação e Cultura – através da Secad – Secretaria de Educação Continuada – em parceria com a Seed – Secretaria de Educação a Distância – e a Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – instituiu a Rede de Educação para a Diversidade com ações a serem implementadas por instituições de educação superior, públicas e confessionais de todo o país.


Até o momento o MEC nunca havia reunido tantas Instituições de Nível Superior para elaborar um curso focado na atuação do professor em sala de aula. Este curso é uma continuidade do processo coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o MEC iniciado através da I Conferência Nacional Infanto Juvenil para o Meio Ambiente, realizada em 2003 em diversos pontos do país.


O Curso trata dos mesmos temas abordados na III Conferência Infanto Juvenil: Água, Terra, Fogo e Ar.
Este curso de EA é um curso de formação continuada com o propósito de oferecer preferencialmente aos educadores e às educadoras da rede pública do segundo ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) e, alternativamente, a outros profissionais de educação ou pessoas interessadas, uma formação continuada em Educação Ambiental, tornando-os capazes de compreender os temas da educação ambiental e introduzi-los transversalmente na prática pedagógica da escola. A proposta deste curso está pautada nos seguintes objetivos:

Proporcionar a inclusão digital a professores;
Envolver movimentos de juventude;
Adensar conteúdos de Educação Ambiental;
Capacitar os professores da rede pública de ensino, para que tenham a formação de atuar na área de Educação Ambiental em sala de aula.
Estimular as escolas para participarem das estratégias estruturantes da Coordenação Geral de Educação Ambiental

Este curso faz parte da programação a nível nacional de capacitação de pessoas ligadas à educação pela Rede de Educação para a Diversidade gerenciada pelo Ministério da Educação. Por meio deste projeto, o MEC pretende formar 12 mil pessoas em 2009 sendo 10.800 professores da rede pública de ensino em cerca de 3.600 escolas e 1.200 pessoas do público interessado, com foco em movimentos de juventude.

O curso na UFRPE tem como coordenadora a Professora Dra. Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira. (UFRPE) com o suporte da UAB da UFRPE coordenada pela Professora Dra. Marizete Santos.